Introdução ao Piano Salsa – II

Aula2-salsa

Agora que você conheceu o primeiro padrão básico da mão direita, estudou o mesmo padrão na mão esquerda e também em um intervalo diferentes, vamos fazer uma linha de baixo.

Veja e ouça o Exemplo 4:

Salsa II - Ex 4

Essa linha de baixo é formada por: I – Vj – VIII do acorde. Você pode usar esse mesmo padrão de baixo para acordes maiores, pois não estamos usando a III que define se o acorde é maior ou menor. Escrevi uma oitava acima para que você possa ler mais facilmente, mas toque uma oitava abaixo como indicado. Treine este mesmo padrão de baixo nos acordes de Cm e Dm. Estude bastante até ficar automático.

Agora faremos o padrão da mão direita e a linha de baixo na mão esquerda, como no Exemplo 5.

Salsa II - Ex 5

Isso é o mais complicado de tudo. Tome cuidado com as pausas e o swing que este estilo proporciona. Você pode achar difícil no começo, talvez não consiga logo de início, mas treine bastante que garanto que conseguirá em uma semana de dedicação, facilmente. Treine também nos acordes de Cm e Dm.

Por último o Exemplo 6, a Salsa Completa.

Exemplo 6 Salsa 1 Completo

Usando os acordes de Gm, Cm e Dm. Escrevi 3 vozes. Você pode treinar de várias maneiras diferentes:

  • Mão direita a primeira voz e mão esquerda a terceira voz, a linha do baixo.
  • Mão direita, primeira voz e mão esquerda a segunda voz.
  • Mão direita, a segunda voz e a esquerda a linha do baixo.

Estude com o MIDI nessas várias maneiras. Existem 2 exemplos de MIDI, um devagar e outro bem rápido.

Lento:

Rápido:

Você também pode estudar usando este loop de percussão:

Se você gostou dessa aula, comente nos comentários abaixo. Se conseguirmos mais interessados, falaremos mais desse belíssimo estilo, que fica sensacional ao Piano e é bem divertido.

Bons estudos e divirta-se!

Comentários
Mateus Schanoski

Mateus Schanoski

Mateus Schanoski é um músico experiente e versátil. É tecladista, organista e pianista, além de arranjador e produtor musical. Já acompanhou nomes como Jimmy Bo Horne, Sharon Corr, Jorn Lande, Wanderléa entre outros. Comentários